21 de março de 2016

Dia do Pai

   O último dia de aulas deste 2.º período coincidiu com a véspera do Dia do Pai. Por essa razão, os alunos trabalharam o tema na sala de aula e ultimaram os pormenores relativos aos postais e presentes que andaram a fazer nas aulas de Expressão Plástica (AEC) para oferecerem aos seus pais, no dia seguinte.
2.º ano                                                                             3.º ano

Caça aos ovos de Páscoa

    Para comemorar a chegada da Páscoa de uma forma divertida e saborosa, no último dia de aulas deste 2.º período os alunos fizeram uma "Caça aos ovos" nos jardins da escola. O objetivo era encontrar o ovo gigante e quem o encontrou foi o Lourenço, mas todos encontraram alguma coisa para colocar no seu cestinho. Embora alguns já tenham chegado a casa vazios...
Cestos elaborados nas aulas de Expressão Plástica (AEC): 2.º e 3.º ano, respetivamente.

Apoio ao estudo: Lendas e histórias da Madeira

   Neste mês de março, os alunos trabalharam algumas lendas e histórias da Madeira, nas horas de Apoio ao Estudo, com a a professora Rosa Luísa. As crianças puderam assim conhecer algumas das muitas histórias que existem sobre a nossa ilha e os seus lugares.
   Neste caso, os alunos do 2.º ano trabalharam a lenda do "Bicho Cidrão" enquanto os do 3.º ano trabalharam a "Lenda de São Vicente".

2.º ano - Bicho Cidrão

                                                     3.º ano - Lenda de São Vicente

17 de março de 2016

Educação literária - 3.º ano

  A obra deste mês foi "Trinta por uma linha", de António Torrado e desta vez tivemos a ajuda da professora Rita.
Aqui ficam algumas das atividades realizadas.

Exploração da obra e da vida e obra do autor

Texto "Bolacha Maria"

Texto "Minha rica lâ"

Texto "O rei das pernas tortas"

Iniciação à Educação Literária - 2.º ano

   A obra trabalhada neste mês foi o "Elefante cor de rosa", de Luísa Dacosta. Aqui ficam algumas das atividades que os alunos realizaram, com a ajuda da professora Sofia.

Assim é o nosso dia a dia...

   Nesta parte final do período os alunos têm andado atarefados. Aqui ficam algumas fotos do nosso dia-a-dia:

Os alunos do 3.º ano têm andado às voltas com as unidades de medida de comprimento e com a preparação para a ficha de avaliação de Estudo do Meio

Os alunos do 2.º ano têm trabalhado muito a Expressão Escrita. Neste caso, o texto poético: texto e ilustração (verdadeiros artistas!)

6 de março de 2016

Experiências com materiais solúveis e não solúveis

   Na sexta feira passada os alunos do 2.º ano realizaram mais uma experiência. Desta vez o objetivo foi verificar os materiais que se dissolvem e o que não se dissolvem na água. 
   Nesta experiência foram testados os seguintes produtos: sal, açúcar, arroz e azeite.

Visita ao Jardim Botânico da Madeira e ao Clube Desportivo Nacional

   No dia 3 de março os alunos da nossa escola foram até ao Funchal para realizar duas atividades. 
   De manhã, foram ao Jardim Botânico da Madeira observar a grande variedade de plantas lá existentes. Os alunos do 3.º ano puderam assim relacionar e verificar ao vivo a matéria que estudaram na sala de aula, relativamente às plantas, nomeadamente os diversos tipos de raízes, caules, folhas, flores e frutos. Os alunos do 2.º ano, que irão estudar as plantas em abril, também aproveitaram para observar desde já algumas das suas principais características. Para além das plantas, os alunos visitaram também o museu, onde observaram algumas espécies de aves e animais marinhos. 
   Por tudo isto, a visita foi uma verdadeira aula fora da sala, bem apreciada por todos.


      De tarde, os alunos foram visitar o Complexo Desportivo do Clube Desportivo Nacional. Esta visita foi uma consequência do convite que o clube nos fez aquando da sua presença no nosso estabelecimento (em dezembro de 2015).
   Fomos extraordinariamente bem recebidos por todos, tendo começado pelo almoço, oferecido a todos os alunos pelo Sr. Alfredo, do restaurante "Alfredo". Depois os alunos tiveram a oportunidade de visitar todas as instalações do complexo (balneários, lavandaria, sala de imprensa, camarotes, bancada, etc...), tendo a visita culminado com uma bela interação entre os jogadores e restante equipa técnica e os nossos alunos, na qual os nossos meninos ofereceram algumas lembranças e realizaram uma largada simbólica de balões pretos e brancos, as cores do C. D. Nacional.
   Foi sem dúvida uma tarde memorável para todos eles e que muito agradou ao clube, a quem só podemos agradecer com estas palavras, pois o que eles fizeram por estas crianças não tem preço.